Publicidade

Atividades Complementares


Para se formar na UTFPR, o aluno deve participar de atividades extra curriculares. Elas englobam desde cursos relacionados à engenharia, idiomas até atividades físicas. Cada uma delas recebe uma pontuação de acordo com a carga horária e, após atingida a pontuação requerida, é necessário validar os documentos comprobatórios junto ao professor responsável, Samuel Ansay. Após esse procedimento, o tópico “Atividades Complementares” constará como uma disciplina cursada no histórico escolar. As etapas necessárias para isso estão descritas a seguir.

Existem três grupos de Atividades Complementares:

- Atividades de complementação da formação social, humana e cultural;
- Atividade de cunho comunitário e de interesse coletivo;
- Atividades de iniciação científica, tecnológica e de formação profissional.

Para garantir o aproveitamento das Atividades Complementares, deve-se cumprir o seguinte:

- Obter um total de 70 pontos: 20 pontos para cada um dos grupos e mais 10 pontos em um grupo de preferência;
- Para os grupos I e III: uma mesma atividade garante no máximo 10 pontos (mesmo que a quantidade de horas cursadas seja equivalente a mais pontos, é necessário realizar pelo menos duas atividades diferentes para cada um desses grupos).

Você encontra a tabela de pontuação AQUI

Vale lembrar que a pontuação para as “Atividades Complementares” do curso de Engenharia Mecânica difere da pontuação estabelecida pela Universidade. A regulamentação oficial pode ser obtida AQUI.


VALIDAÇÃO E ENTREGA DOS DOCUMENTOS

Para validar as Atividades Complementares, é necessário ter os documentos oficiais impressos comprovando a participação do aluno. São comumente utilizados certificados de conclusão de cursos e declarações de matrícula ou de participação, contendo assinatura e carimbo da instituição onde foi realizada a atividade.

A entrega deve ser feita pelo menos 20 dias antes da colação de grau em uma pasta tipo “L”, contendo todos os documentos e uma capa (não há um modelo específico, (clique AQUI para ver um exemplo de capa). É possível tirar dúvidas a respeito da validade dos documentos já em mãos e verificar os faltantes em qualquer momento de disponibilidade do professor responsável, porém a validação pouco a pouco, conforme se obtém os comprovantes, não é possível, de modo que a entrega é feita de uma só vez.